sexta-feira, 20 de abril de 2007

Pesos da gravidez

As regras na alimentação estabelecidas
na gravidez devem satisfazer as necessidades qualitativas e quantitativas da grávida, precavendo o aumento de peso, para além do recomendado.
Em geral, é fisiológico um aumento de peso na ordem dos 11 – 15 kg, estando estes valores dependentes do índice de massa corporal da mulher antes de engravidar.


Para saber mais detalhadamente sobre este assunto, consulte o artigo nesta página.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Recomendações

Como em qualquer plano alimentar, também este deve ter por base os Hidratos de Carbono (55 – 65% do valor energético diário), importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais. A este grupo pertencem alimentos como as leguminosas, o pão, arroz, massas e batata, assim como os frutos e hortícolas.
As Proteínas (15% do valor energético diário), devem ser ingeridas sob a forma de carne, peixe, ovos, produtos lácteos e leguminosas, sendo estas últimas uma fonte importante de proteínas de origem vegetal.
Os Lípidos devem ser consumidos com moderação (20 – 30% do valor energético diário), devendo dar preferência ao azeite, para temperar e confeccionar os diversos pratos.
Relativamente às bebidas, a água deverá ser o líquido de eleição, devendo ingerir 1,5L a 2L diariamente, de modo a garantir uma hidratação adequada.

As calorias que interessam!

Durante a gravidez é compreensível que as necessidades calóricas estejam acrescidas, pelo que o consumo alimentar aumenta, nomeadamente a partir do segundo e terceiro trimestres. Este consumo deve resultar de pequenas quantidades de alimentos, ingeridos com maior frequência, evitando-se o excesso.
Independentemente das necessidades, o dia da grávida deve compreender 5 a 6 refeições diárias (pequeno-almoço, merenda da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia), com 2h30m a 3horas de intervalo entre elas, o que permitirá uma ingestão alimentar fraccionada durante dia, prevenindo assim o aparecimento de obesidade.
Comer com peso e medida!