terça-feira, 22 de maio de 2007

Incómodos na Gravidez: Obstipação

À medida que a gravidez avança, a pressão que o útero exerce sobre o recto e sobre a parte inferior do intestino pode provocar obstipação. Esta prisão de ventre pode ser agravada, porque as contracções musculares involuntárias que se produzem no intestino para deslocar os alimentos se tornam mais lentas, devido aos elevados valores de progesterona presentes durante a gravidez.
O tratamento passa, em muitos dos casos, por uma dieta rica em fibras (fruta, frutos secos, legumes e produtos integrais), pela ingestão de mais água, pela prática de exercício físico e pela melhor programação do tempo dedicado ao esvaziamento intestinal.
Para compreender melhor o porquê destas medidas, sugerimos a leitura da notícia: Obstipação - Resposta está na dieta e exercício físico.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Incómodos na Gravidez: Enjoos matinais

A gravidez traz consigo alguns incómodos, mas que podem ser aliviados com alguns cuidados alimentares.
Desses incómodos destacam-se os comuns enjoos matinais.
Um dos motivos para esse mal-estar é a alteração hormonal que ocorre no corpo da mulher nesta fase – aumento dos níveis de estrogénio e progesterona. Porém, factores psicológicos, como a ansiedade e o stresse, também podem influenciar.
Ficam alguns conselhos para aliviá-los:
- beba muitos líquidos, tais como sumos de fruta, leite e sopas;
- faça refeições ligeiras e frequentes (o estômago vazio pode, também, despoletar o enjoo);
- evite os alimentos gordurosos ou muito condimentados;
- faça uma alimentação rica em fruta, proteínas, como a carne magra e peixe, e hidratos de carbono complexos (amido e fibras), como os produtos integrais;
- beba água cada vez que a fome surja fora das refeições.