quarta-feira, 21 de março de 2007

Alimentação e Infertilidade III

Lacticínios
Artigos recentemente publicados estabelecem uma relação entre o consumo de produtos lácteos e a ovulação. Porém, dependendo do teor de matéria gorda destes produtos, os efeitos podem ser antagónicos. De acordo com um estudo realizado por investigadores da Harvard Medical School, uma dieta rica em lacticínios desnatados pode dificultar a concepção, enquanto que um outro estudo, divulgado na publicação especializada Human Reproduction, descobriu que o consumo de lacticínios integrais, inclusive gelados, reduz o risco de infertilidade.
A notícia pode ser consultada neste endereço.

terça-feira, 20 de março de 2007

Para descontrair…

Se a ideia de cortar nas bolachas e snacks (referida no post anterior) parece difícil de concretizar, deixamos aqui um caso da “vida” real:

Monstro das bolachas converte-se à alimentação saudável
Um personagem da série infantil Rua Sésamo, realizada nos Estados Unidos, vai reduzir o consumo do seu alimento favorito – as bolachas – numa iniciativa destinada a combater a obesidade infantil.
Se até ele consegue….

Consulte a restante notícia no sítio da Ordem dos Médicos.

Alimentação e Infertilidade II

Ácidos Gordos trans
As gorduras trans resultam de um processamento denominado hidrogenação, que consiste na transformação de óleos vegetais líquidos em gordura sólida, à temperatura ambiente.
Os ácidos gordos trans têm sido alvo de estudos, devido aos efeitos nocivos que podem provocar na nossa saúde, nomeadamente, pela sua influência nos níveis de colesterol, com grande impacto na doença cardiovascular.
Recentemente foi apontado um novo efeito negativo destas gorduras, mais concretamente na Fertilidade. O conteúdo deste estudo pode ser consultado aqui.
Por este motivo, o consumo dos alimentos ricos em gorduras trans deverá ser moderado. Esses alimentos são, geralmente, os muito processados industrialmente, como por exemplo: bolachas, fast-food e refeições prontas a comer, batatas fritas de pacote, aperitivos, snacks de chocolate, alguns cereais de pequeno-almoço, produtos de pastelaria e confeitaria, entre outros.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Alimentação e Infertilidade I

Problemas de peso
O peso corporal desempenha um papel vital na fertilidade feminina.
A obesidade tem sido associada à infertilidade e irregularidade menstrual, verificando-se, em certos estudos, que muitas mulheres obesas, tratadas com planos alimentares estruturados e actividade física regular, voltaram a ser férteis. Numa entrevista dada ao Diário de Notícias, Pedro Xavier, chefe do Serviço de Medicina da Reprodução do Hospital de S. João (Porto), adianta que, actualmente, entre 10 a 15% das mulheres inférteis têm excesso de peso. E, por vezes, engravidar é uma mera questão de emagrecer.
Mas à semelhança do excesso de peso, também o baixo peso influenciar negativamente a fertilidade, podendo resultar numa disfunção nos ovários. Portanto, manter um peso saudável ajuda a maximizar a fertilidade, e tal é conseguido através de uma alimentação equilibrada, completa e variada, que ao mesmo tempo assegura um organismo saudável e com capacidade de conceber e futuramente nutrir um bebé em desenvolvimento.