quinta-feira, 3 de maio de 2007

Alimentação vegetariana na gravidez

O vegetarianismo caracteriza-se pela eliminação, parcial ou completa, de alimentos de origem animal da alimentação.
Uma alimentação exclusivamente vegetariana (que exclui todos os produtos de origem animal, como a carne, o peixe, os produtos lácteos e os ovos) pode acarretar situações de défice nutricional, tanto para a mãe como para o bebé. Este tipo de alimentação apresenta carência em proteínas animais, a qual se vai reflectir numa carência de aminoácidos essenciais e num aporte insuficiente em cálcio, ferro, zinco, vitamina B12 e B2, daí que a grávida vegetariana pura deva seguir orientações específicas e ter especial atenção a estes nutrimentos.
Porém existem evidências de que uma alimentação vegetariana bem planeada, composta de queijo, leite, ovos, cereais, frutos secos, legumes e fruta, pode constituir uma alimentação adequada para uma gravidez saudável, na medida que este tipo de alimentos proporciona vantagens, como, um menor risco de hipertensão e de obesidade.

Para saber um pouco mais sobre alimentação vegetariana consulte o Centro Vegetariano.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Dietas de emagrecimento

Temos falado da importância do cuidado que a grávida deve ter com o aumento de peso, mas não devemos olhar só para os excessos… Acontece, com certas grávidas, haver uma preocupação excessiva com o peso, não aceitando sequer aquele que é fisiologicamente esperado, iniciando, mesmo, dietas restritivas.
Iniciar uma dieta restritiva injustificada nesta etapa, pode acarretar graves consequências, como colocar em risco a própria gravidez (por aborto espontâneo) e causar danos, de diversas ordens, no feto (baixo peso ou prematuridade, atraso de desenvolvimento…). Assim, a gravidez não é a ocasião adequada para começar uma dieta, a não ser que esta seja recomendada, como no caso da grávida ter excesso de peso (IMC superior a 25) ou obesidade (IMC superior a 30). Mas mesmos nestas situações, recomenda-se uma dieta equilibrada e sempre com o acompanhamento do profissional de saúde.