sexta-feira, 16 de março de 2007

Comer bem… já antes da concepção

O estado nutricional da mãe na altura de engravidar é tão importante como ao longo das semanas em que a gravidez decorre. Sabe-se, actualmente, que existem alguns factores relacionados com a alimentação que podem influenciar negativamente a capacidade reprodutiva da mulher.
Ao longo dos seguintes posts, daremos a conhecer alguns desses factores. Realçaremos a importância de um peso saudável e divulgaremos algumas das notícias mais recentes que dão conta desta mesma influência alimentar e/ou nutricional no momento de concepção.
Para saber um pouco mais: como só abordaremos algumas das causas de infertilidade associadas à Alimentação, indicamos este link, em que são apontadas, de forma resumida, outras situações que possam relacionar-se com a infertilidade.

quinta-feira, 15 de março de 2007

Comer para dois e não por dois…

Durante a gravidez, a alimentação tem de ser particularmente rica, quer em quantidade quer na qualidade de nutrientes fornecidos. Afinal, é a alimentação e saúde de duas pessoas que está em causa. Mas atenção, comer para dois, não significa comer por dois!

quarta-feira, 14 de março de 2007

Especialistas alertam para os riscos da má Alimentação na Gravidez

Uma das grandes preocupações da maioria das mulheres durante o período gestacional está relacionada com o ganho excessivo de peso, especialmente para aquelas que seguem a ditadura da moda, que prega um corpo perfeito. Segundo especialistas, é comum observar gestantes que seguem dietas restritivas – que saltam refeições ou deixam de ingerir nutrientes essenciais neste período - apesar de recomendações médicas contrárias, uma conduta equivocada, que pode comprometer o desenvolvimento do feto!

O restante artigo pode ser consultado no sítio da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Importância da Alimentação Saudável na Gravidez

No decurso da gravidez, a mulher necessita de uma alimentação adequada para manter ou até melhorar a sua própria saúde e, ao mesmo tempo, criar condições para o parto e proporcionar um desenvolvimento fetal normal, através de um ambiente nutricional favorável. Uma boa alimentação durante esta etapa da vida da futura mãe, contribui ainda para a diminuição do risco de parto prematuro, do risco de aborto, do aparecimento de hipertensão arterial e obesidade.

Tentaremos, assim, esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes, de âmbito alimentar, que se colocam desde a concepção até ao momento do nascimento do bebé.

terça-feira, 13 de março de 2007

Hoje nasceu um "novo" blog!


Dois pesos, Uma medida - Nova abordagem

O nosso blog e os outros nutriblogs surgiram como parte integrante da disciplina de Comunicação, do curso Ciências da Nutrição. Dois pesos, Uma medida começou por se focalizar no tema das doenças do comportamento alimentar. Por se tratar de um tema bastante abrangente e devido ao crescente interesse nessa mesma matéria, consideramos uma mudança de tema, no sentido desta rede de comunicação nutricional formada, oferecer um leque mais diversificado de informação. Assim, este blog passará a abordar os assuntos relacionados com a alimentação na gravidez.
Para os interessados no tema das doenças do comportamento alimentar, sugerimos os seguintes contactos:
Uma caloria Uma tortura
Dietas da Moda
Beleza Alimentar
Crónicas do Peso Perdido
Núcleo das Doenças do Comportamento Alimentar