segunda-feira, 14 de maio de 2007

Gravidez na Adolescência II

A adolescência é uma fase caracterizada por diversas transformações biológicas, psicológicas e sociais que podem influenciar o comportamento alimentar.Novos estilos de vida, que muitas vezes passam pelos consumos de álcool e drogas, (in)actividade física e as “dietas especiais” (tão típicas das raparigas, que pressionadas pelos padrões impostos pela sociedade, passam a restringir a ingestão calórica, para controlar o peso) são aspectos que influenciam a alimentação dos jovens. Além disso, a irregularidade dos hábitos alimentares, por omissão de refeições ou substituição destas por lanches, aliada à ingestão de produtos inadequados nutricionalmente, faz com que este seja considerado um grupo de risco nutricional.
Ao engravidar neste período, as adolescentes têm necessidades nutricionais diferentes das da grávida não adolescente, pelo que já foi referido e pelo facto de, apesar de já terem atingido maturidade para conceber, o seu desenvolvimento não está ainda completo. A gestante adolescente necessita de assegurar o seu próprio crescimento e o do feto.
Assim, a avaliação nutricional e o acompanhamento alimentar são essenciais para identificar factores de risco e prevenir complicações que se podem desenvolver durante estas gravidezes.