segunda-feira, 23 de abril de 2007

Gravidez: o que pesa?

A mulher não deve nunca descuidar o seu peso ao longo da gravidez. Para além das alterações significativas de peso terem repercussões nefastas e graves para a saúde do bebé, os excessos serão difíceis de perder posteriormente e, como tal, pode desenvolver-se uma situação de obesidade. Muitas mulheres que ganharam peso para além do recomendado no decorrer da gravidez, têm muita dificuldade em restabelecer o seu peso normal.
O aumento de peso na gravidez, quando se situa entre os 10 a 20 kg, distribui-se por:

  • Bebé – 3 a 3,5 kg
  • Placenta – 500 a 800 g
  • Líquido amniótico (bolsa de águas) – 500 g a 1 kg
  • Seios e útero – 1 a 1,7 kg
  • Sangue e água – 2,5 kg
  • Gordura – 3 a 11 kg

Como refere a Profª Isabel do Carmo, no seu livro 222 PERGUNTAS E RESPOSTAS para emagrecer e manter o peso de uma forma equilibrada (publicações Dom Quixote, 2005), "O peso correspondente ao bebé, à placenta e à bolsa de águas desaparece logo a seguir ao parto. O aumento de volume do útero, o sangue e a água em excesso vão levar algumas semanas a ser reduzidos. O aumento dos seios e a gordura acumuladas nas coxas e nádegas vão acompanhar o período de lactação. Em princípio, essas reservas servem para ser consumidas exactamente nesse período. Mas muitas vezes são excessivas e ficam lá."
Por isso quando se diz que durante a gravidez o consumo alimentar aumenta, atenção! Comer para dois não é comer por dois. O que o bebé não gasta, deposita-se na mãe...