quinta-feira, 29 de março de 2007

Continuando com a suplementação…

Já mencionamos que a grávida pode apresentar défices de certos nutrientes, como as vitaminas os minerais. Quando tal se verifica, e tendo em vista o pleno desenvolvimento do bebé, é aconselhável tomar um suplemento vitamínico e mineral, que deve ser receitado por um profissional de saúde. A mãe deve ter o cuidado para não ultrapassar a dose recomendada, de modo a não colocar em risco o equilíbrio do seu organismo e o do bebé.
De entre os vários suplementos, destacamos os mais comuns, o ácido fólico e o ferro.
Em relação ao ácido fólico, podem consultar o post 1º Passo: Ácido Fólico. Relativamente ao ferro, as recomendações são cerca de 30 miligramas de ferro por dia, principalmente durante o 2º e 3º trimestre de gravidez, não descurando o papel dos alimentos ricos neste mineral. A exemplo, temos as miudezas e as carnes vermelhas magras, feijão, vegetais de folha verde escura e frutos secos, entre outros. O sumo de laranja deverá, igualmente, fazer parte da alimentação da grávida, uma vez que ajuda o organismo a absorver o ferro contido nos suplementos e alimentos atrás referidos.
Salientámos estes suplementos, pela sua importância no tratamento e na prevenção da anemia, situação muito frequente durante a gravidez.

quarta-feira, 28 de março de 2007

Vitaminas e Minerais na Gravidez

Como temos vindo a divulgar, a alimentação, independentemente do nosso estado fisiológico, deve assegurar todas as necessidades nutricionais. Mas, como já referimos relativamente ao ácido fólico, pode ser necessária as suas suplementações.
A toma regular de um suplemento minerovitamínico, preferencialmente desde o momento em que a mulher começa a planear a sua gravidez até ao final da amamentação, atravessando todo o período de gestação, pode, e em muitos casos deve mesmo ser, uma realidade. A ingestão de alguns elementos essenciais, como ácido fólico, magnésio, ferro, cobre, zinco e iodo, entre outros, potenciará uma gravidez mais segura, bem como o saudável desenvolvimento do feto.
Contudo, nunca parta para a suplementação sem o conselho especializado.

terça-feira, 27 de março de 2007

1º Passo: Ácido Fólico

Depois de mencionadas algumas das relações entre a alimentação e a infertilidade, passaremos a abordar a alimentação na gravidez.
Salientamos, desde já, a importância de uma vitamina – o ácido fólico.
Está reconhecido o papel do ácido fólico no desenvolvimento do tubo neural do bebé, estando o seu défice associado à Spina Bífida. Esta é uma malformação em que a coluna não fecha apropriadamente durante as primeiras semanas de gravidez e o bebé nasce com deficiências graves.
Um estudo britânico refere, ainda, que a presença de ácido fólico na dieta de uma mulher grávida contribui para que tenha bebés com mais peso e mais saudáveis.
Esta vitamina pode ser encontrada em maiores quantidades em alimentos como os brócolos, feijão, lentilhas, espinafres e produtos à base de farinha integral.
Porém, durante a gravidez as necessidades de ácido fólico estão acrescidas, daí que se recorra à suplementação. O estudo anteriormente mencionado aponta para a importância das mulheres aumentarem a sua ingestão de ácido fólico logo desde o início da gravidez, havendo, mesmo, quem defenda que o este deve ser tomado não apenas aquando da gravidez, mas sempre que exista a possibilidade da mulher engravidar.

segunda-feira, 26 de março de 2007

Porque há pessoas que acreditam...

Como exemplo de uma das seguidoras da dieta anteriormente referida, temos o caso de Victoria Beckham, que persuadiu o marido, o jogador de futebol David Beckham, a entrar na "dieta da menina". A dieta inclui muitos hortícolas folhosos, vários legumes, espargos, alface, carne branca e é isenta de café e álcool.

Esperemos para ver!!!

“Escolha o Sexo do seu Bebé Usando os Métodos da Dieta” ?????

Antes de passarmos a descrever a alimentação no decorrer da gravidez, propriamente dita, deixamos aqui uma curiosidade (??) …

Franceses descrevem método para escolher sexo do bebé
Segundo a jornalista francesa Françoise Labro e o ginecologista François Papa, autores do livro Escolha o Sexo do seu Bebé Usando os Métodos da Dieta, é possível determinar, através da alimentação, o sexo de uma criança antes de ela nascer ou antes mesmo de ser concebida.
O curioso é que, em França, quase 50 000 leitores esgotaram várias edições deste livro, depois publicado em Inglaterra, Itália, Islândia, Dinamarca e Espanha. E também em Portugal…
Pesquisamos e, na verdade, não ficamos convencidas…