quinta-feira, 29 de março de 2007

Continuando com a suplementação…

Já mencionamos que a grávida pode apresentar défices de certos nutrientes, como as vitaminas os minerais. Quando tal se verifica, e tendo em vista o pleno desenvolvimento do bebé, é aconselhável tomar um suplemento vitamínico e mineral, que deve ser receitado por um profissional de saúde. A mãe deve ter o cuidado para não ultrapassar a dose recomendada, de modo a não colocar em risco o equilíbrio do seu organismo e o do bebé.
De entre os vários suplementos, destacamos os mais comuns, o ácido fólico e o ferro.
Em relação ao ácido fólico, podem consultar o post 1º Passo: Ácido Fólico. Relativamente ao ferro, as recomendações são cerca de 30 miligramas de ferro por dia, principalmente durante o 2º e 3º trimestre de gravidez, não descurando o papel dos alimentos ricos neste mineral. A exemplo, temos as miudezas e as carnes vermelhas magras, feijão, vegetais de folha verde escura e frutos secos, entre outros. O sumo de laranja deverá, igualmente, fazer parte da alimentação da grávida, uma vez que ajuda o organismo a absorver o ferro contido nos suplementos e alimentos atrás referidos.
Salientámos estes suplementos, pela sua importância no tratamento e na prevenção da anemia, situação muito frequente durante a gravidez.

Nenhum comentário: